Jogos e política

10ago08
A delegação de Israel entra no Ninho do Pássaro, dia 8

A delegação de Israel entra no Ninho do Pássaro, dia 8

Não pretendo ser um canal de atualização sobre as olimpíadas, mas quero contar três episódios que marcaram desses dois últimos dias, relacionados com política e com conflitos cá no Oriente Médio e lá na fronteira em guerra.

Já virou tradição dos atletas iranianos não participar de competições em que Israel também esteja. Em Atenas houve um caso desses, se eu me lembro bem. Ontem, de novo. Na natação, o iraniano Mohammad Alirezaei desistiu porque o israelense Tom Be’eri participava.

Fico imaginando como esse sujeito, o iraniano, se sente ao ser obrigado a desistir da competição, depois de certamente tanta preparação, em nome de política. Teerã não reconhece Israel, então não pode concordar em competir contra um país que considera “inexistente”, ilegal etc.

O chefe do Comitê Olímpico Israelense, Efraim Zinger, disse em entrevista ao Jerusalem Post que o espírito das olimpíadas está tão distante do Irã como o Oriente está do Ocidente. Falou e disse.

Mas, no desaviso, os jogadores iranianos de basquete, depois da derrota para a Rússia, trocaram apertos de mão e abraços com os atletas adversários – e com o treinador, David Blatt, nascido em Israel. Ironia do desaviso. Em uma entrevista à televisão israelense, ele disse que os jogos não são feitos de política. Nem sempre.

O terceiro episódio não tem a ver com o Oriente Médio, mas com a guerra que está rolando no sul do Cáucaso. Apesar do conflito, uma russa e uma georgiana, medalhistas de prata e bronze em tiro com pistola (santa ironia…) se abraçaram no pódio. Isso é que é espírito olímpico. Isso é que é exemplo.

Como eu não pretendo ser um canal de atualização sobre as olimpíadas (e porque talvez você esteja interessado em acompanhar a delegação israelense) deixo três canais dos jornais daqui, em inglês: Jerusalem Post, Ha’aretz e YNet. E um quadro de medalhas bem bacana do New York Times.



3 Responses to “Jogos e política”

  1. 1 Behar

    Parabéns pelo blog! Escrevendo bem!!!

    Realmente incrível, mas parece que o mundo está fadado a nunca conviver 100% em paz, e mesmo em tempo de olimpíadas, onde todos param e se juntam, as diferenças ainda aparecem e guerras se iniciam…

    Abs,

    Behar

  2. 2 Alessandra Gabor

    Até Pedro Dória lendo este blog.
    Ta ficando importante.

  3. 3 mayralopes

    é a mayra da rádio!!!
    Bjocas


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: