E a do papagaio?

21ago08

Ahmadinejad

O vice-presidente do Irã, sujeito que atende pelo quase impronunciável nome Esfandiar Rahim Mashai (tenta falar isso em rede de rádio!), disse no começo desta semana que “os iranianos são amigos do mundo todo”. E frisou:

Inclusive de Israel.

Muito estranho, vindo de um iraniano, mais ainda vindo de um político de Teerã.

A declaração quase custou a cabeça de Mashai. Pediram a renúncia dele. Protestaram: “Vá viver com seus amados israelenses” (o blog é redigido em persa, mas você pode ver as fotos). Os deputados bradaram que “não somos amigos de Israel”.

Não demorou pra chegar uma reação vinda do presidente Mahmud Ahmadinejad. Ontem ele escreveu no site presidencial que “Israel é um germe de corrupção que em breve vai ser removido”. Não surpreende. Lembra que em 2005, quando acabava de assumir, ele disse que Israel deveria ser varrido do mapa?

Mashai

Por aqui o comentário do vice-presidente, que é também diretor da organização que cuida da herança cultural do Irã e ministro do Turismo, soou como piada, claro. “Iranianos? Amigos de Israel? Conta outra!”

Os israelenses, em geral, não levam o Ahmadinejad tão a sério. Dão risada do presidente e não se incomodam com os comentários e promessas de varrer o país do mapa. Temem, é claro, a possibilidade de uma guerra com a república islâmica, que não seria o tipo de guerra que se viu (ou não se viu) em 2006, contra o Hizballah.

Na verdade os israelenses estão cansados de ouvir sobre guerra… Depois que o governo disse, ontem, que um novo conflito com o Hizballah está próximo, e de avisar que vai “pegar pesado” se o Líbano for tomado pelo grupo, o jornal Yediot Aharonot publicou um editorial ridicularizando os comentários:

Nossos líderes são “heróis de papo”. “Oh… Sempre teremos novas guerras”, ironizam. “Dessa vez saímos perdedores? Pois na próxima vamos mostrar para eles…!”

O governo, claro, olha para a questão iraniana com bem mais cuidado e preocupação – Teerã passou a ser prioridade absoluta no quesito segurança, apesar de haver quem pense diferente. Ministros e nem tão ministros daqui se esforçam para mostrar, lá fora, o tamanho da ameaça que o Irã representa não apenas para Israel, mas para toda a região e todo o mundo…

Halevy

Enfim… Ainda em tom de piada, o antigo chefe do Mossad, Efraim Halevy, autor de um livro bacana que estou lendo chamado Man in the shadows, disse também esta semana, em um recado para quem quisesse ouvir:

Ahmadinejad é o nosso maior presente. Não poderíamos ter realizado uma operação melhor no Mossad do que colocar um sujeito como Ahmadinejad no poder no Irã. (As palavras dele) provam para todo o mundo que o Irã de hoje é um Irã com o qual é impossível conviver. (Ahmadinejad) une o mundo todo contra o Irã.

O povo anda muito engraçadinho neste Oriente Médio…



3 Responses to “E a do papagaio?”

  1. 1 Ila

    …sera q da pra eles comecarem a guerra depois de 20 de janeiro? Deixa a minha familia voltar pro Brasil… ja basta a guerra diaria de la!

  2. Oi Gabo! Tudo certinho??? Adorei o novo visual do seu blog, muito bom… Vc gosta do wordpress? Estou meio de saco cheio do blogger. Não sei por que raios, meu blog, qndo a gente entra pelo Firefox, fica com o layout completamente distorcido. Enfim… vc está sabendo em primeiríssima mão: hoje entreguei a papelada para a minha inscriçaõ no mestrado. Daqui um mês, tenho processo seletivo….se tudo der certo, poderei mergulhar de cabeça em meu projeto a partir do ano que vem. Sim, precisamos conversar sobre ele, acho que será sobre o livro que te falei, “Chalaquim Enoshiim” , da Orly Castel Bloom, mas ainda estou estudando o enfoque. Ah! Nessa semana conheci aqui no brasil um escritor israelense, Yaron Avitov. Conhece??? Bjo!

  3. hello
    my new address is :
    esmail.mohammadi.ir
    that you not it in your text.
    thanks


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: