Primeira-ministra?

18set08
Espelho, espelho meu

Espelho, espelho meu...

E Israel pode ter, pela segunda vez, uma primeira-ministra. Os resultados de boca-de-urna das primárias do Kadima, partido do governo, mostram que Tzipi Livni pode ter vencido.

A ministra de Relações Exteriores pode assumir no lugar de Ehud Olmert. Ela precisava de pelo menos 40% dos votos dos membros do partido centrista e, de acordo com os números preliminares, levou entre 47 e 49%, mesmo com o fraco comparecimento – 45% dos 73 mil membros da legenda.

UPDATE: Tzipi Livni foi confirmada como líder do Kadima, com 43,1% dos votos, apenas 431 a mais que Shaul Mofaz, que ficou com 42%. Ele já prometeu contestar os resultados. E já fez discurso – cuidadoso – de vitória.

Israel gosta muito dela. Desde que chegou à política, Tzipi vem conquistando os corações israelenses e tem popularidade alta. É uma estrela em ascenção, sem dúvida. Mesmo os opositores políticos a admiram e reconhecem nela uma figura distante dos escândalos que têm recheado as manchetes nos últimos meses.

Aliás, vale lembrar que as primárias foram convocadas porque Olmert, investigado por acusações de corrupção, disse que renunciaria quando a corda apertou no pescoço dele. Na verdade, ele começou a cair logo depois da Segunda Guerra do Líbano, depois de ficar enfraquecido diante da derrota pelo qual foi responsabilizado. A própria Livni, na época, chegou a dizer que ele deveria renunciar.

Depois que a polícia começou a investigar um caso depois do outro – de recebimento de propina a desvio de verbas de viagens oficiais – a situação complicou e a renúncia virou óbvia.

Mas o processo para a troca de Olmert por Livni – se realmente for confirmada na liderança do partido – é longo. Quando o substituto for anunciado, Olmert vai apresentar formalmente sua renúncia ao presidente Shimon Peres. O presidente, então, escolhe um deputado, provavelmente o novo líder eleito do Kadima. O escolhido tem 42 dias para formar um novo governo.

Durante esse tempo, ele precisa manobrar entre a coalizão e a oposição para compor uma nova base governista. Se não conseguir, novas eleições gerais são convocadas, dentro de 90 dias. E tudo começa novamente…

Preciso lembrar que o candidato que levar a vitória do Kadima vai ser o terceiro líder do partido em três anos, desde que foi criado pelo antecessor de Olmert, Ariel Sharon, que segue em coma.

Tzipi Livni, aos 50 anos, é a mulher mais poderosa da política israelense desde que a Golda Meir foi premiê, entre 1969 e 1974. A imprensa israelense adora fazer comparações entre as duas. Como Livni, Golda Meir também foi ministra de Exterior antes de se tornar premiê.

Recentemente, em resposta a comentários de jornalistas, ela disse, fazendo piada:

Não sou a segunda Golda Meir, mas a primeira Tzipi Livni.

Contudo, o mais importante no currículo da ministra, que foi agente do Mossad – o serviço secreto de Israel – entre 1980 e 1984, é a posição que toma com relação aos vizinhos palestinos. Ela é tida por aqui como moderada e lidera as negociações com a Autoridade Palestina.

Ela já disse ser favorável à saída de Israel da maioria dos territórios palestinos na Cisjordânia e inclusive de Jerusalém oriental, de maioria árabe. De toda forma, no cenário atual é muito improvável que ela consiga apoio no governo para seguir nessa direção.



One Response to “Primeira-ministra?”

  1. Apesar de Shaul Mofaz ter aceitado a derrota, ele disse que não pretende ter um cargo no governo que deve ser formado por Livni. De acordo com a mídia, ele planeja dar um tempo da política para decidir seu futuro…Então tá, né?!? Vamos ver se ele fará tudo que puder para ajudar, como prometeu, ou se sua retórica será apenas a que consta abaixo…
    “Tenho alma de democrata, sei como aceitar e respeitar cada resultado. Eu aceito o veredicto dos eleitores e desejo sorte à Livni”.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: