Quem tem medo do Yom Kipur, Yom Kipur, Yom Kipur

08out08

Sabe clima de fim de ano no Brasil? Em que as pessoas ficam amáveis, todo mundo gosta de todo mundo, de repente ninguém fica irritado…? Yom Kipur aqui em Israel é assim. Nem as buzinas de todos os dias são ouvidas, mesmo horas antes do começo do jejum de 25 horas.

Aliás, durante as 25 horas, o trânsito no país todo pára, completamente. Como nos sábados, não há ônibus. Mas também não há táxis, nem carros, nem motos. Só um desfile de bicicletas, patins, skates e todo veículo não motorizado que conduzem crianças que não têm nenhuma noção de como dirigir em linha reta e como pedir desculpas quando atropelam alguém no caminho.

Mas quem tem medo do Yom Kipur? A véspera do dia do perdão no calendário judaico é dia de confusões sem fim nos supermercados. Como se o mundo fosse acabar, os israelenses correm para os mercados para encher as prateleiras e o bucho antes de começar o jejum – quem disse que esse feriado não é, como todos os outros feriados judaicos, relacionado a comida? O jejum, aliás, nem água permite.

Yom Kipur também é dia sem televisão, nem rádio. Tudo pára. Os canais israelenses mostram uma tela fixa avisando que a programação vai ser retomada só depois do feriado. Tédio. Sobram os canais internacionais e, mania local, os filmes, muitos filmes, que provocam outra corrida… para locadoras e máquinas de locação de DVDs.

Em 2008, ou 5769 pelo calendário judaico, o Yom Kipur é também dia de lembrança dos 35 anos depois. Há três décadas e meia, enquanto os israelenses estavam em casa descansando e jejuando, sem comunicação e sem poder contar com o rádio para notícias urgentes, o país foi atacado por vizinhos. Nesta semana detalhes de um relatório sobre a Guerra de 1973 foram revelados – e com ele mais sujeiras políticas.

Tzom kal, se diz por aqui. Um jejum tranqüilo…



2 Responses to “Quem tem medo do Yom Kipur, Yom Kipur, Yom Kipur”


  1. 1 Feriado das bicicletas « Ato ou Efeito
  2. 2 Os fundamentalistas de cada lado « CARTEIRO SEM POETA

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: