A ‘barriga’ do site português

07jan10
Ariel Sharon, político duro ligado a Israel desde a fundação, morreu aos 77 anos

Não, Sharon não morreu! Mas a informação foi publicada hoje pelo site português de notícias TVI24, ligado ao canal TVI, “a estação líder em 2009“.

Primeiro, o susto. A barriga (que no jargão jornalístico significa informação falsa) veio por email, com um título assustadoramente grafado em caixa alta: URGENTE: MORREU ARIEL SHARON.

Há dois dias, tive uma conversa com a minha namorada sobre o estado de coma do ex-premiê israelense. Era 4 de janeiro, a data na qual, há quatro anos, Sharon foi internado no hospital Hadassa, em Jerusalém, depois de um derrame cerebral.

Ao ler a notícia, corri para a internet para confirmar o fato: YNet, Ha’aretz, imprensa internacional (precisa dizer que Israel é um dos países com a maior quantidade de jornalistas estrangeiros?), e a infalível busca no Google News… Ninguém falava de morte, apenas do aniversário de 4 anos de coma.

Foi uma barriga, mesmo. E das grandes. Bola fora para os portugueses. O pior é que horas depois da publicação do texto, ele segue lá, da mesma forma, sem nenhuma correção. E o sistema de comentários do site está desativado…

Ariel Sharon continua vivo, embora com ajuda de equipamentos, e os familiares ainda acreditam que ele pode levantar a qualquer momento. Em Israel, como no Brasil, há uma lei que impede que as máquinas sejam desligadas.

Então, em Israel segue a contagem, a cada 4 de janeiro, dos anos. E a esperança dos filhos de Sharon, envolvidos na política (e na sujeirada da política) local de que um dia ele recupere a consciência. Um blogueiro do Atlantic Online fez esses dias conjecturas sobre essa possibilidade.

[Faz mais de um ano que não escrevo por aqui, e confesso que senti falta. Mas fui encorajado a voltar por leitores e amigos e especialmente por uma fã que conheci na festa de Reveillon. Vamos ver se dou conta…]



2 Responses to “A ‘barriga’ do site português”

  1. 1 Danielle

    Oi Gabriel,
    Que bom que voltou!!!
    Tenho acompanhado todos os dias e estou adorando:))sua maneira de escrever e cativante!

    Fico muito feliz em ter encorajado essa volta ;)

    bjos

  2. barriga mesmo….
    bom retorno….


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: