Boicote interno

16jan10

Rafaeli, em foto de sua página no Facebook

Não faz nem uma semana que eu escrevi aqui no blog sobre a Bar Rafaeli, a modelo israelense que, vira e mexe, apronta alguma. Pois é, aprontou de novo. Na verdade, dessa vez quem aprontou não foi a bela, mas o diretor de recursos humanos do Exército israelense, o general Avi Zamir. Em uma declaração inesperada, ele pediu um boicote à modelo:

Eu não posso lutar contra Bar Refaeli mas vocês, sim

Estranhamente, um militar israelense sugere um boicote às marcas para as quais Bar Rafaeli desfila e fotografa – muitas delas israelenses, como a Fox. Claro que o assunto gerou muita polêmica e várias manchetes.

O sentimento vem do fato de que a modelo, que já gravou comerciais em Israel, se livrou do Exército para seguir a carreira – algo até bastante comum, em um país que produz muitas estrelas (sejam cantores, cientistas ou modelos). Pior: o país libera automaticamente do serviço militar ultraortodoxos, mulheres casadas e outros grupos.

A polêmica toda começou quando ela foi acusada de produzir um casamento, aqui em Israel, com um sujeito anos mais velho, e logo depois se divorciar. Os críticos afirmam que foi um artifício para se livrar do alistamento. Na época, ela deu entrevistas ao Yediot Aharonot e à revista britânica Tatler com declarações não muito apreciadas aqui em Israel…

Em Israel todos acham que podem te tocar. Os paparazzi lá são muito rudes e eles me tocam. Em Israel, todos acham que podem fazer qualquer coisa. Eles pensam que podem falar comigo, me tocar e dizer ‘Espere um minuto’ e que eu vou parar. Não me sinto confortável em Israel

E mais uma:

Israel ou Uganda, que diferença faz? Não faz diferença para mim. Por que é bom morrer por nosso país? O que, não é melhor viver em Nova York? Por que crianças de 18 anos têm que morrer? É estúpido que pessoas tenham que de morrer para que eu possa viver em Israel

O general Zamir, esta semana, disse a alunos do IDC, em Hertzeliya, que ela não fez nada ilegal, então ele não poderia fazer nada contra ela – mas os consumidores sim.

No passado, depois de gravar este vídeo para a Fox, ela foi criticada e acabou fazendo um acordo com o Exército. De acordo com o plano, ela representaria a marca e, ao mesmo tempo, visitaria soldados feridos no hospital Sheeba, o maior do país, e ainda encorajaria os jovens a se alistar… Vale lembrar que os jovens estão cada vez mais desinteressados em Israel com relação ao serviço militar.

Em uma entrevista coletiva da qual participei há alguns dias com o representante da campanha pela troca de prisioneiros palestinos pelo soldado Gilad Shalit, capturado em junho de 2006 pelo Hamas, ouvi um sujeito dizer que tal acordo poderia gerar um sentimento de que, no final das contas, o trabalho dos soldados para deter terroristas não valeria nada, se eles eventualmente acabassem soltos.

Por outro lado, o cara da campanha disse que tal acordo mostra aos jovens que se preparam para o serviço militar que o país fará tudo para trazê-los de volta se forem capturados.

Opine
E você, o que acha?

Hebraico
A partir de hoje o blog presta um serviço às pessoas interessadas em aprender um pouco de hebraico. A cada post, uma palavra relacionada será traduzida. A palavra de hoje, claro, é boicote. Em hebraico, חרם (lê-se rêrem). Boicotar, portanto, é להחרים (lê-se leach-rim, onde o ch equivale ao nosso rr).



4 Responses to “Boicote interno”

  1. Não há mais o que comentar o anterior já foi e não posso mais fazer outro se não posso fazer confusão. Deixem a Moça BôA em Paz.Alberto.Abs.

  2. Não há mais o que comentar o anterior já foi e não posso mais fazer outro se não posso fazer confusão. Deixem a Moça BôA em Paz.Alberto.

  3. Não vejo nemguma relação desta moça com a politica e muito menos com o Exercito; até porque a cultura dela e mais para ocidental portanto deixar a linda em Paz é o melhor que os militares fazem.


  1. 1 Boicote interno a Bar Rafaeli « Verdes Trigos

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: