Lá vem o Lula

09mar10
Peres e Lula em Brasília

Peres e Lula em Brasília, em 2009

Embora visitantes mais ilustres estejam em Israel, como o enviado especial dos Estados Unidos para o Oriente Médio, George Mitchell, e o vice-presidente norte-americano, Joe Biden, que chegou ontem em meio a uma operação cinematográfica, há alguma expectativa ao redor da visita que o presidente Lula fará ao país a partir do próximo dia 14.

Aliás, oficialmente a visita de Lula ao Oriente Médio será apenas aos territórios palestinos, dormindo em Belém, e à Jordânia, passando uma noite em Amã. Jerusalém não está oficialmente no roteiro, e a visita a Israel, que vai ser a primeira de um presidente brasileiro ao país, foi mencionada apenas de passagem em um boletim do Itamaraty.

De qualquer forma, extra-oficialmente e nos contatos feitos em Israel, já se sabe que Lula vem aí, sim. A grande expectativa, como eu escrevi em uma matéria recente no Terra, é a assinatura do acordo bilateral de livre comércio entre Brasília e Jerusalém. O TLC, negociado entre o Mercosul e Israel desde 2005, pode sair quando o presidente estiver aqui, ou logo antes.

Mas o principal tema que certamente será discutido entre Lula e os israelenses nos encontros que deverão ocorrer em Jerusalém será a aproximação do presidente brasileiro ao regime de Mahmud Ahmadinejad, do Irã. Os israelenses, que vêem Teerã como o maior inimigo não apenas ao país, mas ao mundo, querem saber qual é a de Lula, que já prometeu visitar o colega em maio.

Lula quer também mediar o conflito entre palestinos e israelenses e o chanceler Celso Amorim disse que o Brasil vai apresentar uma nova proposta de paz nas reuniões em Jerusalém e em Ramallah. Lula quer assumir um papel relevante antes de tirar o chapéu de presidente e, quem sabe, passar a usar o de um político envolvido com a agenda internacional.

Por enquanto, entre conversas mais e menos oficiais, e no aguardo de informações do Itamaraty, os jornalistas brasileiros estão cuidando dos preparativos para acompanhar o Lula aqui em Israel, na visita à Autoridade Palestina e na Jordânia – que não são poucos. Certamente muitos jornalistas, além dos menos de dez baseados no Oriente Médio, virão com o presidente.

Vamos acompanhar!

A palavra do dia é presidente – em hebraico, נשיא (lê-se “nassí”). Vice-presidente, como o Biden, que esteve em Israel na semana passada, é סגן הנשיא (“sgán hanassí“). E o Pequeno Príncipe, nome aliás de um barzinho muito gostoso no sul de Tel Aviv, é הנשיא הקטן (“hanassí hakatán“).



2 Responses to “Lá vem o Lula”

  1. 1 abram david sztutman

    Se o judeu brasileiro e o nao judeu,esses que aqui estao pois vieram em busca de dias melhores e encontram saiba,em Israel…. tiverem um minimo de vergonha na cara e nao fizerem ouvidos de mercador,nao esquecam o que houve na 2 guerra com o libano………..peguem seus 2 melhores sapatos e um deles especial ao ministro rel exteriores…………e ACERTEM pra que saibam e o que representam a nos israelis…………..!!!
    Novamante mostram a sua total indiferenca com o judeu……….com o israeli brasileiro e como o brasileiro seja cristao,protestante e ou outro………!!!!

  2. 2 Sabrina Abreu

    Se o pessoal aí descobrir qual é a do Lula, você me conta, Gabriels?
    Beijo!
    *Saudade que eu tô de Israel, cê num faz ideia (sô/uai/geeente)


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: