O peso-pesado da política

12out10

As bandeiras do Irã, de Israel e da Alemanha (do vídeo da entrega de medalhas)Não é a primeira vez que algo assim acontece, e certamente não vai ser a última. Alguns podem chamar de falta de espírito esportivo, outros acham que é a política internacional levada ao ringue. Não importa.

O cenário é a cerimônia de entrega de medalhas, na Polônia, do Masters de Levantamento de Peso, categoria masculina 35 a 39 anos, 105kg. As lutas ocorreram na cidade de Ciechanów entre os dias 18 e 25 de setembro, há quase um mês.

Note a atitude do atleta iraniano. Depois continuo.

A história é a seguinte: Sergio Britva, um brasileiro, de São Paulo, foi medalhista de ouro por Israel na Polônia, pelo campeonato da federação internacional da categoria (IWF). Em segundo lugar ficou o iraniano Hossein Khodadadi, e logo depois, o alemão Oliver Rosengart. Reparou nas bandeiras que ilustram o post?

Na cerimônia de entrega de medalhas, Britva sobe orgulhoso ao pódio, mas quando estende a mão ao iraniano, recebe uma recusa. Não reparou? Veja de novo. Chego a entender a reação de Khodadadi, embora lamente muito que coisas assim ainda aconteçam no esporte…

Fico imaginando que o Ahmadinejad está sentado na frente da televisão, em algum bunker em Teerã, vendo a cerimônia. E esperando Khodadadi apertar a mão do brasileiro que representa Israel, apenas para poder cortar a cabeça do sujeito quando ele voltar para casa…

Triste.

Por outro lado, repare na emoção do brasileiro ao soar o hino israelense.



2 Responses to “O peso-pesado da política”

  1. Olá,

    São diferenças de educação e imposição social. Você atentou bem para o fato de que para nós foi um gesto deselegante. Para eles Iranianos, o ato provavelmente será julgado como um “nobre gesto” a recusa em apertar as mãos de um Judeu. Tudo muito triste. Realmente, Ahmadinejad e seus asseclas fanáticos o condenariam a chibatadas, enforcamento, humilhação pública ou outras coisinhas mais.

    Esse hino emociona mesmo!!!

    Ótimo post,

    Abraços.


  1. 1 Tweets that mention O peso-pesado da política « Expresso Oriente -- Topsy.com

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: