Qual é?

Expresso Oriente é um blog para pessoas que gostam e se interessam por essa parte do mundo que desperta medo e curiosidade em muita gente e que sempre está no noticiário pela importância estratégica que tem: o Oriente Médio.

O blog não pretende veicular notícias que podem ser lidas em qualquer um dos veículos linkados aí à direita, mas às vezes vai trazer a visão de um jornalista brasileiro que vive em Israel desde 2004.

Embora o blog tenha tido participações, no passado, do profissional de Relações Internacionais Samuel Brasil, a página volta a ser atualizada apenas pelo jornalista Gabriel Toueg.

O nome do blog tem inspiração na linha de trem que ligava a Europa à Turquia no início do século passado – e no sonho de que, um dia, vai ser possível viajar (seja de trem, seja de carro) do Cairo a Lisboa sem enfrentar fronteiras que hoje ninguém atravessa.

Mas, antes de ser Expresso Oriente, o blog se chamava Carteiro sem Poeta. É uma brincadeira com o nome do livro de Skármeta e o filme de Redford, sim. E é uma referência que eu fiz na minha monografia, quando escrevi histórias do jornalista Nahum Sirotsky, que pretende virar livro (estou em busca de editoras interessadas).

Política de comentários: comentários no blog precisam ser aprovados antes de publicados. Em geral tento aprová-los rapidamente, mas nem sempre consigo. Não serão aprovados comentários racistas, islamofóbicos, antissemitas e anti-árabes, que incitem ao ódio ou questionem ou neguem o Holocausto. Procure manter-se no tópico discutido nos posts. Também não serão aprovados ataques pessoais entre leitores ou contra o autor dos posts. Sua opinião é bem-vinda, desde que expressa de forma educada e seguindo essas políticas.


%d blogueiros gostam disto: